quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Enfim, uma Julieta à altura de Olivia Hussey


Eu tive a oportunidade de assistir, nos anos 90, ao filme Romeo and Juliet, uma produção inglesa de 1968 dirigida pelo italiano Franco Zefirelli. Uma obra prima do cinema com excelentes atuações e o impecável texto de William Shakespeare com a comovente trama que todo mundo conhece. 

Aí decidiram fazer uma refilmagem usando a mesma estória original, ambientada na época elizabetana. Nada contra a versão do australiano Baz Luhman feita em 1996 tentando modernizar a história. Modernizá-la não foi uma boa ideia (afinal, já existe o West Side Story - outra obra-primapara cumprir esta função) e Claire Danes, é linda, mas não tem o impacto sedutor de Olivia Hussey, uma das mulheres mais lindas que já pisaram na face da Terra.

A versão lançada em 2013 trouxe uma Julieta tão sedutora quanto a inglesa nascida na Argentina Hussey. O filme foi massacrado pela crítica e teve o pecado de não utilizar o texto de Shakespeare, preferindo ser uma versão livre, embora acontecendo na mesma época. Não vi o filme para concordar ou não com as críticas. O que se sabe é que Steinfeld é atriz de qualidade comprovada e se supostamente não atuou bem é porque este filme não lhe deu oportunidade para exercer seu inegável talento.

Mas a escolha de Steinfeld foi acertada, se compararmos com Olivia Hussey. Sim, Steinfeld cumpre a função de ser uma Julieta tão sedutora quanto Hussey e vendo a estrela de Ender's Game atuando como a famosa mocinha de Shakespeare, é impossível não fazer a comparação entre as duas deusas da beleza. Ah, mesmo com muitas rugas, Hussey ainda continua linda aos 63 anos e tem uma filha da geração da Hailee que também é atriz: India Eisley.

Independente da qualidade dos filmes, com certeza não teriam escolhido alguém melhor do que Hailee para a nova Julieta. Honrou o papel e honrou Olivia Hussey. Pois sabemos que na vida cotidiana, fora dos holofotes, há muito de Julieta na personalidade natural da Hailee Steinfeld. Um dos casos em que atriz e personagem se confundem homogenicamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.