terça-feira, 21 de julho de 2015

Conheça a Republic Records

Desde que foi anunciado o início da carreira musical de Hailee Steinfeld, muita gente tem perguntado, que tal de Republic Records é essa? Republic Records é o selo pertencente à Universal Music que contratou Hailee para a sua carreira musical. 

É uma gravadora em franca ascensão e além de ter outros atores-cantores no cast (Ariana Grande e Zendaya), nomes de altíssimo sucesso (Mika, Drake, Austin Mahone e Taylor Swift), veteranos como John "Cougar" Mellencamp, e adquiriu famosos selos como o Casablanca e Tuff Gong (de Bob Marley) para administrar. Bom, vamos contar um pouco do selo, de forma leiga e fácil. Para maiores detalhes, a internet está aí, é só pesquisar.  

Quando surgiu, em 1995, a Republic Records era um sub-selo da MCA Records, principal selo da Universal Music, então distribuída pela RCA/BMG, bem antes da Universal se desligar desta para se fundir com a PolyGram em 1998.

Ainda em 1998, a Republic se transforma em Universal Records, o selo titular do grupo (com o mesmo logo da Universal Music). O Wikipedia fala em 1999, mas vi discos creditados como Universal na segunda metade de 1998. No mesmo ano ocorre a fusão com a PolyGram, que assumiu o nome Universal Music, mas manteve a estrutura da extinta gravadora holandesa filiada a industria de eletrônicos Philips.

Em 2006, o selo muda de nome para Universal Republic Records e por um curto período absorve a tradicional gravadora de soul Motown Records como subdivisão. Depois este tradicional selo sai da Universal Republic e migra para a Island americana, onde ficou por pouco tempo também. Hoje a Motown pertence a também tradicional Capitol Records.

Em 2012 o selo, ainda mais forte e dono da carreira de muitos nomes de sucesso, o que consagra o selo, retoma o nome de fundação, Republic Records e segue até hoje contratando gente e vendendo sucessos. 

Sua linha dominante é mais comercial (e Hailee fará música comercial, fato amplamente confirmado), geralmente ligada ao Hip Hop e tendências afins, mas há espaço para alguns alternativos como o cast da Bushfire Records e a banda de nerd-rock Weezer, que tiveram seu catálogo transferido para a Republic após a extinção de seu antigo selo Geffen Records.

E esta foi a história da Republic Records (que é distribuída na Inglaterra pela Virgin e pelo mundo pelas filiais locais da Universal Music). Agora sim, você ficou conhecendo a casa musical que abriga a carreira da bela voz de amazona de Hailee Steinfeld, nascida para fazer sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.